Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2011



Projeto: Meio Ambiente: uma nova descoberta para o Berçário
Professora Naira

Justificativa:

        Levando em consideração que a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, consideramos importante iniciar um trabalho que leve ao conhecimento dos alunos a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. Começando pelo espaço da escolar.

        "O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". (Jostein Gaarder)
Objetivos:

• Desenvolver habilidade de observação;

• Observar o meio ambiente;

• Respeitar o meio ambiente;

• Promover a interação social, e o respeito mútuo;

• Incentivar o cuidado com as plantas e com os animais;

• Realizar trabalho em equipe;

• Utilizar material reciclável;

• Aumentar o vocabulário.
Procedimentos/atividades:


• Cantar músicas com elementos da natureza;

• Histórias;

• Fantoches;

• Confeccionar floreiras e vasos;

• Explorar a terra;

• Construção de um minhocário;

• Manusear sementes e plantas;

• Passeio pela escola;

• Exploração de ambientes;

• Contato com a natureza e seus elementos.


Projeto: A alegria da música
Professora Deisi V. Fernandes
Obs: Esse projeto foi realizado no ano passado com a mesma turma, porém no Berçário 1, quando eu era professora do Suporte Pedagógico.
Justificativa

                 Durante o trabalho realizado na turma do Berçário 1 e estudos sobre esta faixa etária, percebi o grande interesse que os bebês têm por músicas, barulhos e sons, pois eles procuram em sala de aula objetos que produzem sons para brincar, como: garrafas, latas e outros objetos de sucatas, além disso, apreciam muito os brinquedos musicais. Quando cantamos para eles a sua atenção volta para o som que estamos emitindo e em seguida logo vem um sorriso e um gesto.

                A música está presente em nossas vidas desde o ventre materno, ela está ligada diretamente ao contato e expressão corporal, ao desenvolvimento e fortalecimento de vínculos afetivos, ao brincar, ao autoconhecimento e à auto-estima.
              O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998, v.3, p. 49)
             Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: sentar, engatinhar, caminhar, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, tudo isso em um espaço curto de tempo e a música contribui muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.
            Do primeiro ao terceiro ano de vida, os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais. Podem articular e entonar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc., explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois da conquista da marcha, a capacidade de correr, pular e movimenta-se acompanhando uma música. (BRASIL, 1998, v.3, p. 51)
           Assim, justifico a escolha da música como tema de meu projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acredito que através da exploração da linguagem musical, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.
Objetivos

 Objetivos de ensino

• Proporcionar atividades lúdicas e prazerosas de aprendizado sobre a linguagem musical, integrando as diversas áreas do conhecimento;

• Compreender os desejos e necessidades dos bebês, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;

• Propiciar canções musicais variadas;

• Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a

imaginação e a coordenação motora;

• Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

• Proporcionar atividades prazerosas de narração de histórias, utilizando recursos variados;

Objetivos de aprendizagem

• Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;

• Aprimorar a linguagem oral e a musicalidade;

• Explorar o esquema corporal;

• Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar,etc.);

• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

• Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;

• Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

• Produzir sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos;

• Utilizar diferentes tipos de sucatas como fonte de produção sonora e musical;

• Escutar obras musicais variadas;

• Participar de atividades que integrem músicas e histórias;

• Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta;

• Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);

• Estimular a emissão de sons e balbucios cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;

• Desenvolver a percepção visual e auditiva;

• Desenvolver a motricidade fina e ampla;

• Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;

• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;

• Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);

• Participar de atividades de contato com a natureza.
Procedimentos/ Atividades


• Brincadeiras de roda cantada.

• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.

• CD de músicas de vários ritmos.

• DVD musical.

• Histórias narradas.

• Teatros de fantoches com músicas.

• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.

• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.

• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.

• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.

• Bandinha com sucatas.

• Contato com a natureza e seus elementos.

• Explorar o tapete das formas geométricas .

• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário