Projeto: Descobrindo a magia das histórias infantis.
Professora Deisi V. Fernandes
Justificativa
Durante o trabalho realizado na turma do Berçário 2, percebemos o grande interesse que os bebês têm por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Em todos os momentos de narração de histórias os alunos sentam-se em forma de rodinha no tapete e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade e um verdadeiro fascínio pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras e imitar os personagens.
Com este projeto pretendemos confeccionar uma “Bebeteca”, uma pequena biblioteca em um cantinho da sala de aula, para que os alunos possam explorar livros, revistas e gravuras. Utilizando a “Bebeteca”, juntamente com alguns recursos de narração de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com velcro, TV pedagógica, varal para contação de histórias, flanelógrafo, livros coloridos, retropojetor, entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura, procurando estimular o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta, os jogos, as brincadeiras, a criatividade, a imaginação, a socialização e a integração.
Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.
“... como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH 2008)
Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.
Objetivos
Objetivos de ensino
• Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
• Compreender os desejos e necessidades dos bebês, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;
• Propiciar canções musicais variadas;
• Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;
• Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Objetivos de aprendizagem
• Interessar-se por leitura de histórias;
• Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Explorar o esquema corporal;
• Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
• Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
• Participar de atividades que integrem músicas e histórias;
• Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta;
• Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
• Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
• Desenvolver a percepção visual e auditiva;
• Desenvolver a motricidade fina e ampla;
• Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;
• Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
• Participar de atividades de contato com a natureza.
Procedimentos/ Atividades
• Histórias narradas.
• Bebeteca.
• Teatros de fantoches e dedoches.
• Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
• Livros de pano, papel e borracha.
• Brincadeiras de roda cantada.
• Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
• CD de músicas de vários ritmos.
• DVD musical.
• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.
• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
• Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
• Contato com a natureza e seus elementos.
• Explorar o tapete das formas geométricas .
• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
• Culinárias.
• Piquenique.
• Brincar com fantasias.
Projeto: Primeiras sensações
Professora Paula Junqueira
Justificativa:
Constatei que a turma se interessa por tudo que é novo, sensações novas, sons (músicas, ruídos, sons de animais) imagens (figuras de pessoas, de animais, alimentos...) texturas (massinha de modelar, areia, plantas) e como estão na fase oral, experimentam levando tudo à boca. Eles são bastante afetivos e alguns falam algumas palavras, mais a maioria se expressa ainda pelo choro. Nos primeiros nos se iniciará o desenvolvimento da linguagem oral e a criança começará demonstrar sua vontade em socializar-se. Por isso, proporcionaremos novos sabores, novas texturas, novos sons, novas imagens para que os alunos vivenciem e tenham contato com tudo que está a sua volta, abrangendo seu vocabulário, suas experiências.
Smith (1988) citado por Moyles (2006, p. 28) ressalta que o “brincar na verdade é o trabalho da criança e o meio pelo qual ela cresce e se desenvolve”.
Acreditamos na importância de explorar os sentidos, trabalhar nossos pequeninos para que eles possam dar um novo visual ao nosso velho mundo onde as sensações boas possam ser sentidas, inclusive nas pequeninas coisas.
[...] A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo. (Dahlberg, Moss e Pence 2003, p. 72).
Objetivos:
Objetivos de Ensino:
• Proporcionar um aprendizado sobre as sensações do nosso corpo através de atividades lúdicas e prazerosas que possibilitem a descoberta de sensações boas e agradáveis e também desagradáveis, provocando, assim o conhecimento, os limites e as possibilidades do nosso próprio corpo.
Objetivos de aprendizagem:
• Conhecer os diferentes sabores dos alimentos;
• Preparar a culinária, explorando os sentidos;
• Apreciar objetos e formas a nossa volta;
• Trabalhar a expressão oral e corporal;
• Expressar-se livremente através de suas criações, utilizando de diferentes materiais, rasgadura e modelagem;
• Desenvolver a musicalidade;
• Desenvolver a atenção.
Procedimentos/Atividades
• Dramatização com fantoches;
• Pintura com tempera;
• Atividades corporais;
• Leitura de histórias;
• Degustação de alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, amargo);
• Elementos de diferentes sensações, como gelo, água morna (quente e frio);
• Caixa surpresa com diferentes objetos com formas e texturas diferentes;
• Aroma de diversos alimentos e plantas;
• Rasgadura de papel;
• Exploração de revistas;
• Exploração visual nas dependências da escola.
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